a) Pode-se dizer que o ciberespaço "virtualiza" os espaços concretos? De que forma?
Pode-se dizer que sim. O ciberespaço tem a capacidade de reproduzir um lugar real dentro do universo virtual. Usa o universo real (concreto) e se reconstroi no formato de dados que são acessados e remetem os indivíduos para o interior deste espaço virtual. Não só virtualiza esses espaços existentes como recria espaços que uma vez existiram.
b) Pode-se dizer que o ciberespaço complexifica os espaços concretos? Por que?
Sim e não. No caso de alegação positiva, podemos usar o exemplo de uma compra virtual em uma loja virtual. Não podemos, no entanto, fazer coisas relativamente simples como interagir com vendedores, visualizar pessoalmente e tocar os produtos. Estamos condicionados às regras dentro do espaço virtual.
No caso de alegação negativa, podemos visitar vários locais ao mesmo tempo, contrário à realidade, temos a possibilidade de onipresença, com deslocamento simultâneo (conexão) independente das distâncias, jamais encontraremos em uma loja virtual um vendedor mau humorado, um eletrodoméstico avariado, uma loja com ar condicionado ou com filas para pagamento do crediário, etc. O mundo virtual, neste caso é criado apenas com as vantagens da realidade.
c) Virtualize um espaço concreto.
Criar um site de venda de eletrodomésticos, uma loja de departamentos virtual. Podemos usar como exemplos as Lojas Americanas com seu site americanas.com e a Magazine Luiza. O site Mercado Livre também pode ser considerado um exemplo de virtualização de coisas concretas, onde o anunciante disponibiliza a venda de seu produto pela internet.
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