quarta-feira, 16 de maio de 2007

Apropriação, desvio e despesa na cibercultura.

O movimento cyberpunk:- O cyberpunk aparece como designação de um movimento LITERÁRIO, de ficção científica, unindo TECNOLOGIA ao "faça você mesmo" (punk) ao caos urbano.- Relaciona-se ao PRESENTEÍSMO DA CULTURA PÓS-MODERNA.- Ciber(cibernética) + Punk - Gibson (1984)
Os ativistas da fronteira eletrônica:- Hackers e Crackers - formação do "UNDERGROUND" Hight-tech (Lemos, 2003)- Os "verdadeiros" hackers não são marginais ou vândalos, mas ativistas que visam desmascarar a falta de segurança dos sistemas e revelar o papel das novas tecnologias de informação na sociedade globalizada.- "Guerrilhas" no sistema globalAtitude Cyberpunk:- Pessimismo (em relação ao futuro e as ideologias)- Descontentamento para com a tecno-estrutura.-Apropriação, desvio e despesa improdutiva-O "hacking" pode ser visto pelas 3 óticas:*APROPRIAÇÃOÉ o modo através do qual os objetos e artefatos técnicos são utilizados pelas pessoas2 dimensõestécnicasubjetiva*DesvioÉ o uso fora da mídia, da normalidade social. É anticonvencional, por vezes, criminoso. (não sempre)*DESPESAÉ o excesso, a despesa, a perdaFaz parte do excesso de informação da sociedade globalizadaAbrange os prazeres furtivos, o ócio, os jogos e etc.Para Bataille, é preciso resgatar essas atividades*Essas 3 óticas são caracterizadas como FORMAS DE USO da tecnologia, a partir da ótica CIBERPUNK.

Um comentário: